Os móveis curvos se tornaram uma tendência em decoração e hoje garantem sofisticação e modernidade a qualquer ambiente.
O design curvo é bastante procurado por quem busca transformar um ambiente de forma prática. Através de linhas menos rígidas é possível adicionar dimensão e tornar o espaço ainda mais aconchegante.
A presença cada vez mais marcante de formas circulares tomou força neste ano com a popularização da biofilia, movimento que procura a conexão humana com a natureza para priorizar o acolhimento. São as curvas que facilitam isso, pois ao invés de formas intensas, elas trazem leveza e fluidez.
Entenda mais sobre a tendência dos móveis curvos
A presença de móveis curvos em residências é uma das muitas representações do design orgânico. Outras também podem ser formações estruturais dos cômodos ovaladas, pintura com formas geométricas mais fluidas e decorações que tragam curvas em sua composição.
Sem vértices ou arestas marcadas, o mobiliário curvilíneo busca entregar um aspecto natural e orgânico. Essa suavidade pode carregar um ambiente de essência e torná-lo ainda mais atraente.
Formas sinuosas são muito mais naturais que as retilíneas, fortalecendo essa conexão com a natureza. Por isso, a tendência tomou força especialmente após a pandemia do COVID-19, afinal, tudo que buscávamos era estar em harmonia.
Inspirada na Art Nouveau e na Art Déco da década de 20, a tendência traz várias alusões a detalhes clássicos e madeiras nobres, bem comuns durante o período. Porém, muito mais que remontar os anos 20, os designs curvos de hoje são uma referência aos anos 70 no Brasil, onde os móveis eram muito mais arredondados que no início dos anos 2000.
Mas engana-se quem pensa que a tendência é apenas uma cópia de anos anteriores. Na verdade é uma forma de ressignificar-mos designs fortes e trazer a riqueza das formas para a nossa realidade, para o contemporâneo.
Outro ponto bastante procurado por quem adotou a técnica é o dinamismo. Com ele, a sensação de movimento se torna muito mais vívida, permitindo que com a adição de uma simples mesa redonda um ambiente se torne mais moderno.
Isso traz um impacto emocional potente e nos permite transformar espaços com a adição de um único móvel. Por isso, designers especializados indicam que é preciso saber mesclar tanto linhas retas quanto curvas, garantindo mais harmonia para um cômodo.
Porém, isso só é possível se o mobiliário em questão for produzido com alta tecnologia. A ideia é que suas curvas sejam leves e fluidas, e não marcadas. O material utilizado também pode influenciar nisso, por isso recomendamos que opte pelos mais robustos.
Assim, poderá quebrar a monotonia das linhas retas e buscar na informalidade a força de uma decoração sofisticada e muito rica.
Como aproveitar a tendência
No entanto, antes de lotar um ambiente com móveis curvos, é preciso entender onde isso pode ser feito. O segredo é incluir essas linhas orgânicas de forma harmônica.
Procure utilizá-los para criar um espaço aconchegante e tranquilo, nada extravagante ou desagradável. Dessa forma, os móveis se tornam protagonistas da decoração e não tem sua potência escondida pela quantidade de curvas.
Ainda vale considerar o ambiente em que esses móveis curvos estão sendo colocados. Cada espaço tem uma funcionalidade própria e pode ser enriquecido por curvas sinuosas, mas é fundamental entender como fazer isso pode garantir um melhor aproveitamento do ambiente e da tendência.
Cozinha
As cozinhas são os locais mais práticos de uma residência. É aqui onde as curvas podem oferecer dinamismo de forma muito mais clara. Mesas, cadeiras e ilhas com curvaturas leves trazem segurança e garantem que o espaço, normalmente tão simples, torne-se criativo e intenso.
Sala de estar
A sala de estar deve ser associada ao conforto, afinal, é aqui que você receberá a família e os amigos. Por isso, utilize os móveis curvos para torná-lo ainda mais acolhedor e ter um maior impacto emocional em seus visitantes. Entre as opções temos sofás, mesas de canto e de centro, estantes e até itens de coração.
Quarto
Como o quarto é, primeiramente, um espaço privativo, o foco é trazer conforto e calma. O naturalismo das formas curvas pode ser um grande aliado nisso, permitindo que inclua detalhes fluidos e orgânicos, sem tornar o espaço carregado. Cabeceira e mesinhas de canto curvas são as mais comuns e também as mais funcionais.
Agora que já conhece todos os segredos dos móveis curvos, chegou a hora de encontrar aquele que mais combina com a sua decoração. Na Móveis Lourdes você encontra uma variedade de opções modernas e cheias de estilo que vão transformar o seu lar doce lar.
Venha conferir!
Saiba mais sobre esse assunto: Tendências para móveis em 2023