Blog

Como montar a melhor área externa

Ao criar uma área externa em sua casa, é comum que surja a dúvida de como deixar ela perfeita para você.

Desde espaço, escolha de móveis e como ela irá ornar com o resto da casa – afinal, ela é uma extensão do imovel e não só um adicional -, até mesmo as melhores cores e decorações.

Essa área transformará sua casa, já que você terá um espaço maior para lazer, receber os amigos e até mesmo para fugir da rotina e preparar refeições em um local diferente do comum.

Por esses motivos, é comum que as pessoas queiram deixar a área externa cada vez mais impactante, esquecendo às vezes como ela deve se comportar e ser um apoio a casa.

Então, focando às vezes em pontos diferentes – como eletrodomésticos, sistema de som ou em um espaço gourmet -, é comum que pessoas esqueçam do mais importante: o aconchego gerado pelos móveis.

Assim, se você pretende gerar uma área externa com qualidade, beleza e sendo aconchegante, esse artigo é para você. Aqui explicaremos como escolher os móveis perfeitos para você.

Como montar a área externa?

É necessário no começo que você decida que uso dará à sua área externa. Obviamente é comum que ela não tenha apenas um uso, mas se possível, decida por uma só função.

Isso se dá pela diferença dos usos. Afinal, uma área externa que será usada como churrasqueira pode ser montada – e até mesmo transformada – em uma área externa diferente de uma que será usada como varanda.

Por isso, se for possível, é necessário criar uma função específica para esse espaço. Assim, você consegue focar esse uso específico na criação da sua área externa.

Afinal, uma mesa para se fazer refeições em uma churrasqueira precisa ser maior que uma pequena mesa usada em varanda. Além disso, ela precisará de mais cadeiras e/ou bancos. Por isso, é necessário saber qual o uso que será dado para a área externa.

Além disso, é necessário saber se essa área externa será em um jardim – ou no nível térreo do terreno – ou em uma varanda com nível superior ao chão.

Porque no segundo caso você pode apostar em algo além dos móveis, como a construção de um pergolado ou algum item semelhante.

Então, se você já sabe como vai usar sua área externa, se prepare para as dicas de móveis.

Como escolher meus móveis?

Você precisará escolher móveis que podem ser expostos ao tempo, já que existem lugares que não possuem coberturas, como varandas.

Por isso, você deverá investir em móveis feitos de estrutura de alumínio com fibras sintéticas. Isso porque eles são resistentes à intempéries e podem ficar expostos por mais tempo.

Assim, você pode apostar nesse tipo de material, já que eles tem diversas cores e também podem ficar no ar livre.

Contudo, saiba que móveis de madeira comum também podem ser usados. O único porém é que eles devem passar por um tratamento de proteção, aumentando a eficiência contra as intempéries.

Também é importante notar que essas dicas são dadas aos locais que não possuem cobertura. Se você tem como cobrir e evitar vento e chuva em seus móveis, as madeiras são recomendadas.

Essa recomendação é feita não só pela beleza dos móveis, mas também pela durabilidade que eles terão nos próximos anos.

Outro motivo são as cores: com tons terrosos elas são fáceis de combinar com outros móveis e até mesmo pedras.

Posso usar tecidos?

Sim, seus móveis podem ter tecidos em sua composição. Porém, é necessário que os tecidos dos estofamentos sejam resistentes à água, como o tecido náutico.

Esses materiais improváveis revestem almofadas e assentos. Assim, com diversas cores e padrões elas são combinadas com as fibras sintéticas.

Então, você terá a vantagem de poder alterar esses padrões sempre que necessário, já que você consegue trocar esses tecidos em tapeçarias comuns.

Aposte em móveis funcionais

Os móveis da área externa não devem somente ser bonitos, mas devem ser também funcionais. Afinal, o conforto é a chave para a área externa ter um bom uso.

Assim, ao montar seu mobiliário é necessário sempre pensar que eles irão além de ser móveis bonitos, mas também entregarão para os usuários o máximo de conforto possível.

Ou seja, ao escolher um sofá é uma boa aposta pensar em um modelo que tenha os braços retangulares para que, desse modo, seja possível apoiar bebidas ou pratos nele.

Pense sempre também que eles devem manter um padrão entre eles, já que você passará o seu tempo com convidados e familiares em sua área externa.

Pode combinar cores

Como supracitado, o uso de madeiras é recomendado se o local for fechado porque, além da beleza própria do móvel, elas são fáceis de combinar com outros itens de sua área externa.

Mas, se a sua área externa for sem coberturas – e não houver maneira de criar essa cobertura – é muito necessário prestar atenção na padronagem e cores dos possíveis tecidos, assim como é preciso notar as fibras.

Isso é para garantir o fato que o ambiente ficará confortável e ao mesmo tempo charmoso, sem criar cores demais que podem incomodar a quem olha.

Cuidado com os tamanhos

Sim, sabemos que uma externa pode ter diferentes tamanhos e tipos de usos. Por isso, como supracitado, é necessário que você foque em um uso padrão. 

Assim, você sempre pensa em como utilizar melhor sua área externa, deixando espaço de circulação e sem encher de móveis no espaço, o que pode prejudicar seu uso.

Assim, esteja sempre preparado com as métricas – ou pelo menos imagem – do espaço que você possui.

Se você precisar de ajuda para escolher os melhores móveis para sua área externa, a Móveis Lourdes é o local correto para você. Com um catálogo de móveis imenso, além de uma equipe que está pronta para te ajudar, você conseguirá deixar sua área externa a sua cara.

Veja mais:

Cadeiras – para além do conjunto da sala de jantar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *