A iluminação é um dos principais responsáveis por deixar qualquer ambiente agradável e aconchegante. Uma boa luz é capaz de impactar, até mesmo, no bem-estar, níveis de energia e humor.
A luz usada em cada ambiente pode se adequar às condições necessárias para a realização de atividades específicas do cômodo.
Para escolher o modelo e o tipo de luminária, confira as dicas nesse arquivo.
Tipos e luminária
1 – Luminária de teto
Esses modelos tendem a ser bem versáteis e existem modelos com luz central ou direcionadas e que podem ser usados em qualquer ambiente. Entre elas podemos citar:
– embutidas – são indicadas para quem está buscando sobriedade e elegância ao mesmo tempo, pois as luminárias embutidas são discretas. Entre os modelos de luminárias embutidas, existem as com fechamento em acrílico ou vidro, direcionáveis ou fixas. Elas são uma boa opção para as casas com pé direito baixo.
– Lustres – essas são mais usadas em ambientes com o pé direito mais alto.
– Pendentes – para aqueles ambientes que precisam de iluminação extra, como bancadas de cozinha e laterais de espelho, por exemplo.
2 – Luminária de parede
As luminárias de paredes são divididas em arandelas e balizadores.
– Arandelas – elas são fixadas nas paredes em uma altura média para ressaltar o espaço. Geralmente são usados em corredores, lavabos e áreas externas.
– Balizadores – são fixadas próximo ao rodapé ou embutidas no piso. Elas servem para orientar a passagem e o caminho. É bem importante cuidar com a distância uma da outra, pois os balizadores devem ser proporcionais ao tamanho das luminárias e respeitar a distância de, no mínimo, 50 cm entre cada foco de luz.
As luminárias de parede podem ser articuladas para poder ter movimento. Assim, elas podem ser instaladas próximas a espelhos ou penteadeiras, para que a luz possa ser direcionada quando preciso.
3 – Luminárias de piso
Existem dois tipos de luminárias de piso: as de coluna e as balizadoras, que podem ser fixadas ou não no piso.
Geralmente as luminárias colunas, são usadas em cantos da sala, escritórios ou quartos. O motivo é que elas ocupam pouco espaço e proporcionam um tipo de iluminação que altera a sensação visual do ambiente.
Já as balizadoras ficam melhor em áreas externas ou em ambientes em que a intenção é criar uma iluminação baixa e verticalizada.
4 – Luminárias de mesa
São peças mais versáteis, pois existem vários modelos, cores e formatos. Por isso, elas se adequam a qualquer tipo de ambiente.
Para escolher a mais adequada, é preciso seguir a linha de decoração da casa, pois ela será mais um item na decoração, além de iluminar o ambiente escolhido.
Independente do modelo escolhido, as luminárias de mesa são ótimas para usar em escritório ou ao lado da cama, pois suprem a necessidade de luz e ainda dão um charme ao ambiente.
5 – Luminária de chão
Além de práticas, as luminárias de chão são elegantes. A sua luminosidade fica entre a luz direta e a especial, deixando o espaço mais agradável e acolhedor.
As luminárias de piso são muito utilizadas no design de interiores para personalizar a decoração do ambiente. Como existem vários modelos, elas acabam se tornado objetos decorativos que harmonizam com qualquer ambiente como sala, quarto, escritório, hall de entrada e, até mesmo, no cantinho de leitura.
Para fazer uma boa escolha na hora de comprar sua luminária de chão, observe bem o design dela, se irá combinar com o ambiente que ela irá ficar. Em um ambiente mais moderno, os modelos mais contemporâneos e fora do padrão são os mais indicados, por exemplo.
O material que a luminária é feita também é importante na hora de fazer sua escolha. A matéria prima da peça pode influenciar na decoração e na durabilidade da luminária.
Onde encontrar a luminária certa
Se o seu objetivo é ter um estilo além de iluminar seu ambiente, vá até a Móveis Lourdes e conheça os modelos de luminárias disponíveis. Com toda a certeza lá você irá encontrar aquela luminária que vai harmonizar com seu ambiente e trazer ainda mais charme para sua casa.
Veja também:
Móveis pet friendly