Na rotina atarefada das cidades, cada vez mais o aproveitamento de espaço se torna essencial para quem deseja uma decoração de qualidade.
Com estilos de vida cada vez mais intensos e a redução do tempo passado em casa, as residências deixaram de ser os grandes espaços de confraternização para se tornarem locais reduzidos de descanso e conforto.
Segundo dados da Secovi-SP, os imóveis se tornaram 27% menores na cidade. Em 2009 a média era de 55,2 m², em 2019 esse número caiu para 33,2 m², cerca de 40% de redução.
Com essa transformação, se tornou um desafio unir estilo e funcionalidade no aproveitamento de espaço das residências. Não é incomum sentirmos que uma decoração que é tendência no mercado não combina com o espaço disponível.
Isso pode ser solucionado com a aplicação de algumas técnicas utilizadas por decoradores que entendem do assunto e que podem viabilizar espaços amplos sem abrir mão da autenticidade.
9 dicas de aproveitamento de espaço
-
Funcionalidade
Mesmo sonhando com espaços decorados com itens raros, nem sempre essa é uma boa ideia. Alguns objetos podem não apresentar uma funcionalidade definida e apenas tomar espaço em um ambiente.
O minimalismo traz uma solução para isso, ajudando a definir se algo é ou não útil para o dia a dia. Ele indica que para uma vida mais tranquila e com propósito precisamos priorizar o bem-estar.
Um dos conceitos desse estilo de vida é evitar excessos e priorizar a utilização de algo. Com isso ele garante um melhor aproveitamento de espaço.
-
Uso de espelhos
O uso de espelhos em um ambiente pode ajudar a aumentar o espaço visível. A dica é utilizar os maiores e retangulares que estejam virados para o cômodo ao invés das janelas, pois os reflexos trazem a sensação de amplitude, estendendo o ambiente.
-
Cores claras e neutras
Uma forma prática de aumentar um ambiente é garantir que as paredes e os móveis sejam de cores neutras ou claras. Isso ajuda a luz a transitar pelo espaço e deixa a visão mais livre. Também auxilia a dar destaque para determinadas peças e detalhes.
E, para trazer aquele toque de irreverência a um cômodo, podem ser utilizadas texturas intensas e diferenciadas que irão demarcar superfícies com mais clareza.
-
Portas deslizantes
As portas comuns, especialmente grandes, tomam muito espaço com sua abertura, o que impossibilita um uso contínuo do local. Para auxiliar aqueles que vivem em casas e apartamentos menores, foram criadas as portas deslizantes.
Com um sistema de deslizamento reforçado, elas garantem a passagem dos moradores, mas não exigem muito espaço. Em alguns casos podem ser construídas escondidas na parede, tornando o ambiente ainda mais organizado.
-
Espaço vertical
Em apartamentos menores, especialistas lembram da importância do uso do espaço vertical de forma estratégica. Nichos, estantes e prateleiras podem auxiliar a decorar o local com inteligência.
Em muitos casos, ganchos e suportes ajudam a diminuir o acúmulo de itens no chão e garantem um ornamento ainda mais inovador e com alto aproveitamento de espaço.
-
Multiuso
Uma das tendências para esse semestre é optar por móveis multiuso, pois além da função inicial que foi conferida, ele pode ser utilizado de outras maneiras. O mais importante exemplo disso são os sofás-camas, mas beliches também podem facilitar o dia a dia de residências com quartos menores.
-
Conceito aberto
Ambientes com o chamado conceito aberto também são uma recomendação. O termo designa a interconexão de cômodos sem uma divisão clara entre eles, como sala/sala de estar ou sala/cozinha.
A técnica possibilita que o olhar observe toda a extensão do local que, embora tenha duas funções, dá a sensação de que é maior e mais livre. A luz também pode banhar o espaço com menor formação de sombras, o que também auxilia nisso.
-
Usar a criatividade
Além de técnica, um bom aproveitamento de espaço demanda criatividade. Traga para o ambiente elementos originais e detalhes que demonstrem a sua personalidade.
Brinque com as cores de formas únicas, como implementar uma parede colorida em um espaço claro ou incluir texturas para dar destaque a diferentes elementos. Se possível, opte por móveis com designs ricos e inteligentes, sem precisar mudar ass paredes brancas.
Lembre-se: Os detalhes podem fazer a diferença e enriquecer qualquer área.
-
Móveis planejados
Os móveis planejados conquistaram aqueles que buscam otimizar o espaço. Seus benefícios garantiram um grande aumento no uso, com crescimento de 30% nos últimos anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Um especialista no assunto saberá identificar as melhores opções para o cada espaço e trazer soluções para suas necessidades. Eles trabalharão para garantir espaços bem organizados, práticos e espaçosos.
E para alcançar isso, conte com a equipe da Móveis Lourdes para colocar o seu projeto em prática e criar um ambiente com grande aproveitamento de espaço!
Quer descobrir todos os benefícios dos móveis planejados?