Na hora de escolher móveis novos, o ideal é investir naqueles que trarão harmonia para os ambientes através da iluminação.
Planejados ou não, o mobiliário conta com detalhes que podem transformar um ambiente e redefinir como a iluminação afeta um espaço. Assim, antes de estabelecer suas escolhas, é indispensável saber como isso acontece.
Algumas dicas e técnicas, possibilitam aumentar ou diminuir a incidência de luz, valorizar ambientes e até estabelecer o clima de cada cômodo.
Iluminação natural
O primeiro ponto que deve ser considerado na decoração é a existência de fontes naturais de iluminação. Janelas, claraboias e portas podem trazer a luz do sol para dentro. Essa incidência, leve e difusa, dependerá da direção.
Existindo luz natural, chegou a hora de analisar o movimento do sol durante o dia. Pela manhã ele nasce a leste e à tarde põe-se a oeste.
Pensando nisso, muitas pessoas preferem o chamado “sol da manhã”: frio, tranquilo e com luz amena. Desta forma, ambientes voltados ao leste são a escolha ideal.
Outras optam pelo “sol da tarde”: forte, intenso e perfeito para o inverno. Portanto, os espaços podem ser voltados para o oeste.
Considerando esses pontos, muitos especialistas indicam que enquanto o leste pode ter tardes muito frias, no oeste elas são ainda mais quentes no verão. A solução seria o norte.
Estando entre as regiões com sol, o norte traz bem-estar durante todo o dia. Não apenas o ambiente se mantém aquecido, mas os espaços têm boa claridade.
A orientação solar também muda durante o ano, alterando como a luz afeta um espaço. Por isso, a região sul costuma ter menor iluminação durante a maior parte dos meses, exceto no verão.
Iluminação artificial
Independente da existência ou não da luz natural, a artificial é indispensável e pode definir o clima do ambiente. Ela tem várias utilidades práticas para o dia a dia dos moradores, como amplificar um espaço ou torná-lo mais aconchegante.
Como pode ser estabelecida em uma infinidade de formatos, as luzes artificiais, através de lâmpadas e luminárias, redesenham o estilo do espaço de acordo com a necessidade. No entanto, antes, é essencial definir a finalidade e a funcionalidade de cada cômodo.
Descansar, concentrar ou estimular?
O ambiente em questão terá que finalidade? Será um escritório onde precisa estar concentrado? Um quarto perfeito para descansar ou uma sala de estar onde ficará estimulado por uma boa conversa?
A luz pode te ajudar a trazer tudo isso!
Iluminações artificiais frias, como as brancas, podem ajudar a manter a concentração. Já as quentes, amareladas, são perfeitas para descanso.
O mesmo com luzes plenas e difusas, que determinam o clima do espaço. Portanto, considere cada uma das suas opções e pense na funcionalidade de cada área.
A iluminação ideal de cada ambiente
-
Hall de entrada
Aqui a luz pode garantir uma acolhida calorosa e amigável de quem chega. A dica são as luzes plenas, mas não tão intensas a ponto de chocar o visitante.
-
Escritório
Nesse espaço manter o foco é essencial. Para isso, as luzes frias e plenas fornecem um ambiente sem distrações e confortável para se dedicar ao trabalho.
-
Quarto
Este é um dos ambientes onde a iluminação pode transformar o espaço. É recomendável coordenar a iluminação para que combinem com a decoração. E não esqueça de estabelecer luzes difusas para a sua saúde do sono.
-
Sala de estar
Novamente, decoração é tudo! Considere como deseja receber seus convidados e utilize as luzes para levar a isso.
-
Sala de jantar
A sala de jantar é onde uma boa visão, seja dos pratos ou dos utensílios, é indispensável. As luzes múltiplas, como de teto, embutidas e de chão, podem ter diferentes finalidades de acordo com o seu objetivo.
-
Banheiro
Embora seja um espaço bastante simples, um banheiro bem decorado normalmente tem detalhes que fazem a diferença. Nesse caso, luzes plenas podem harmonizar o espaço.
-
Cozinha
Simples e prática, a cozinha pede por uma iluminação clara, fria e intensa.
Como melhorar a iluminação de um espaço
Para você, uma boa decoração faz a diferença? Móveis de qualidade, um estilo autêntico e detalhes valorizados elevam um espaço, mas a sua iluminação é que traz o clima.
O ideal é que todas as escolhas sejam realizadas em união, considerando a finalidade do espaço. Luzes, mobiliário e arquitetura precisam estar conectados para que exista o máximo de aproveitamento da decoração.
E para tornar um local harmônico, algumas dicas são essenciais e permitem um melhor aproveitamento da iluminação escolhida.
Iluminação embutida
Uma das grandes tendências em decoração para este ano são as luzes embutidas. Detalhes como spots, fitas LED e perfis LED trazem pontos de luz para o mobiliário.
Isso auxilia na iluminação e intensifica a harmonia do espaço. A iluminação embutida, especialmente nos planejados, permite detalhes originais e descontraídos.
Além disso, esse tipo de iluminação melhora a visibilidade e é muito utilizada em cozinhas, onde toda luz é bem-vinda.
Cores claras
Cores escuras são perfeitas para quem procura aconchego e tem à disposição um ambiente amplo e bem iluminado. No entanto, para aqueles que procuram amplificar a luminosidade, as cores claras podem ajudar nessa tarefa.
O motivo é que elas favorecem a sensação de amplitude e intensificam a claridade de um espaço. Dessa forma, dão vida ao cômodo e trazem a percepção de que a área total é maior.
Paredes livres
Paredes com quadros, pinturas e outras decorações podem trazer um charme especial, mas não são indicadas se procura melhorar a iluminação. Nesses casos, ter paredes livres é melhor.
Dessa forma, a luz passeia pelo espaço com facilidade e é refletida no ambiente por completo.
Todos esses detalhes fazem a diferença e podem ser intensificados se quem estiver decorando for especialista no assunto. Então, conte com a Móveis Lourdes para trazer ainda mais luz a um ambiente e garantir uma decoração sofisticada e especial.
Visite nosso espaço e sinta-se em sua nova casa.
Veja também: