O design biofílico tem sido muito utilizado nos últimos anos, por diferentes motivos e de vários modos. Por isso, existem pessoas que pretendem utilizar o design em sua casa, mas não sabem como usar esses elementos.
Afinal, a tendência vai muito além do uso de plantas, elementos de madeiras ou fibras naturais na decoração.
Então, o uso do design é usado para enriquecer ambientes internos, tendo uma tentativa de resgatar a conexão com a natureza, tornando a natureza algo mais próximo ao cotidiano das pessoas.
Essa técnica – ou esse design – é usado para diluir a separação entre interior e exterior, trazendo um ecossistema – às vezes próprio do lugar – para dentro das casas, fazendo o uso de padrões, texturas e iluminação algo mais natural.
Apesar desse uso de elementos naturais não serem novidade, estudos comprovam que existem benefícios para a saúde física e mental nesse contato com a natureza. Esses benefícios podem ser resumidos em um bem-estar maior, além de uma maior produtividade
Além disso, o conceito de design biofílico surgiu para proporcionar maior conforto, mesmo em meio a grandes centros de cidades.
Então, se você quer entender melhor o que é e como usar o design biofílico, esse artigo é para você.
O que é o design biofílico?
Partindo do princípio de definição etimológica de seu nome, explicaremos o que significa biofilia – ou, sua variação, biofílico. A palavra biofilia significa nada mais que amor pela natureza.
Assim, o design biofílico nada mais é que o design focado na natureza, com interações e aplicações para a solução do ser humano integrar ainda mais o natural, já que foi de onde a evolução humana se baseou e começou.
Por esse motivo, o conceito do design começou a ser utilizado de forma leve, com a implementação de plantas na decoração.
Esses projetos têm modos de ser implementados em qualquer tamanho de cômodo e edificação. Ou seja, desde um edifício gigantesco até mesmo um apartamento pequeno.
Assim, o conceito tem ganho cada vez mais espaço justamente por resgatar a conexão com a natureza. Isso porque um ser humano passa, em média, 90% da vida em ambientes fechados.
Por isso, essa conexão que o design biofílico tenta criar é importante, já que pode ser um dos poucos contatos que o indivíduo pode ter com a natureza.
Além disso, nos últimos anos a relação com o lar foi repensada, já que passamos muito tempo em casa devido a pandemia de COVID-19.
Por conta desse menor encontro com o ar livre e a natureza, a escolha de trazer a natureza para dentro de casa foi uma das alternativas para aliviar a tensão, melhorando o bem-estar e a produtividade.
E, apesar de parecer, a inclusão desse modelo de design não é cara ou difícil. Isso porque eles podem ser planejados de forma simples – como uma parede verde, uma varanda com plantas ou um pequeno jardim.
E como posso usar ele em casa?
Bem, existem várias maneiras de usar o design biofílico em sua casa. Desde a inclusão de uma área verde, como supracitados, até mesmo o uso dos móveis que simulam madeiras.
Então, anote as dicas que iremos trazer para você trazer o design biofílico em sua casa.
Traga o exterior para dentro
Essa dica é a básica para montar seu design biofílico: traga pedras, madeiras e plantas para o interior de sua edificação.
Assim, mesmo que aos poucos, você consegue transformar seu ambiente, gerando diferentes texturas e padrões, replicando as variações sensoriais que as pessoas podem ter na natureza.
Explore formas orgânicas
As formas orgânicas devem ser incorporadas pelos lugares. Ou seja, brinque com linhas curvas e formas orgânicas e, assim, encontre móveis, tapetes e texturas que lembram as formas orgânicas.
Além de uma melhora estética, as formas orgânicas transmitem aconchego e tornam a decoração mais suave e agradável.
Aposte em materiais naturais
Para trazer o design biofílico para dentro de casa, aposte em materiais como bambu, cortiça, madeiras e pedras – além das plantas vivas.
Esses itens podem estar em móveis, decoração, bancadas e pisos, além de usar em parte estrutural, como paredes.
Use itens que imitam a natureza
Se você não pode usar os itens vivos – ou naturais -, aposte nos itens que imitam a natureza. Assim, a pintura de elementos para o design biofílico pode não ser a melhor escolha, mas pode ajudar a mente.
Assim você terá a escolha de alguns itens que podem ser adaptados, mas não são realmente da natureza.
Valorize a luz natural
Que tal apagar as lâmpadas e deixar a luz natural entrar de forma simples em sua casa? Então, aposte em janelas grandes ou em vãos em suas paredes.
Assim, você poderá ter essa inclusão das luzes naturais, sendo adaptado até mesmo para a entrada de brisas em sua casa.
Inclua os sons da água
O som da água cria uma atmosfera calma e ajuda no relaxamento profundo do corpo e da mente.
Assim, dentro de casa, uma fonte – ou um sistema de som que simula o som de água – pode ajudar a conduzir a sua mente para um relaxamento.
Utilize do design biofílico no espaço de estudo e trabalho
E porque não usar dessa técnica de relaxamento mental nos ambientes onde você mais utiliza o seu cérebro? Por isso, aposte no design biofílico nessas áreas.
Assim, você conseguirá livrar sua mente enquanto trabalha ou está estudando.
Se você pretende apostar no design biofílico em sua casa, venha já para o Móveis Lourdes. Aqui temos diversas opções para você usar o design biofílico em sua casa e integrar cada vez mais a natureza à sua casa.
Veja mais: