Se você faz parte do grupo de pessoas que sonham em ter uma casa com móveis planejados produzidos para você. Então, provavelmente, você já deve ter se perguntado como eles são feitos.
Assim, ao escolher os móveis para sua casa, é possível que você tenha a dúvida mais comum de todas: compensa mais investir em móveis planejados ou escolher os móveis já construídos?
Então, por esse motivo, às vezes também gera a dúvida de como os móveis planejados são feitos.
Primeiro, é preciso entender as principais diferenças entre os móveis modulados e os móveis planejados.
Embora pareça simples – já que o nome já mostra que os móveis planejados são feitos de forma planejada -, as diferenças vão além disso.
Valores financeiros, maior presença estética e personalização de ambientes são algumas das vantagens dos móveis planejados. Mas, você conhece todas?
Se você está na dúvida de qual tipo de móvel investir para sua casa e se vai escolher entre móveis planejados e tubulares, esse artigo é para você.
O que são móveis planejados?
Os móveis planejados são móveis produzidos de forma artesanal para algum cômodo específico.
Desse modo, não é errado dizer que os móveis planejados são móveis únicos, produzidos com tamanhos, cores e formatos escolhidos pelo cliente, sendo criado juntamente com o projetista e o carpinteiro.
Assim, os móveis planejados são as melhores para as pessoas que pretendem valorizar o seu ambiente, criando uma estética que se encaixa em todos os lugares e ficando visualmente agradável.
Além disso, essa personalização permite um melhor aproveitamento do espaço, criando uma condição equilibrada de uso do cômodo com o uso de seus móveis.
Por exemplo, uma cozinha planejada tem um valor estético e funcional muito maior que uma cozinha de móveis tubulares.
Outro fato a se atentar é que, ao escolher os móveis planejados, você não está preso aos que as lojas têm para oferecer, já que essa escolha permite que você crie móveis de diferentes estilos.
Assim, se você optar pela escolha com o móvel planejado, você poderá produzir o melhor para sua casa, sendo uma das principais diferenças entre móveis modulados e móveis planejados.
Mas, como são feitos os móveis planejados?
Bem, os móveis planejados são projetados diretamente para o uso que você necessita.
Desse modo, as etapas para construir o melhor para sua casa são diversas. Desde visitas técnicas para conhecer o imóvel, visitas para tirar medidas e até a entrega, podem levar alguns meses.
Porém, nada como saber que tudo que estará em nossa casa foi feito por nós e, de uma forma certa, para nós, não é mesmo?
Afinal, nossa casa é o local onde podemos colocar nossa digital e, de certo modo, é onde queremos que os nossos amigos e familiares lembrem de nós só de olhar para o local.
Por isso, conheça as etapas de produção de seu móvel planejado e entenda como tudo funciona.
Planejamento
Sim, embora pareça algo que seja de pensamento comum, o planejamento para os móveis é uma das primeiras e principais etapas para produzir o seu espaço.
Assim, ao ir atrás do projetista na Móveis Lourdes, você conseguirá conversar com ele e indicar as ideias, planejar como tudo será feito e, de certo modo, começar a colocar o seu sonho no papel.
Medidas
Após a primeira conversa, é comum que o projetista vá até o seu imóvel e comece a tirar medida dos espaços onde cada móvel irá ser colocado. Além disso, é comum que essas medidas sejam refeitas para que se tenha a certeza de que nada está errado.
Outro ponto em que as medidas são importantes é para saber o que realmente é viável e possível ser feito em seu cômodo. Afinal, você não pode sonhar com uma cama king size se você não possui espaço para isso em seu futuro quarto.
Material
Agora é onde o projetista, juntamente com o marceneiro, indicaram os melhores materiais para cada cômodo. Afinal, não é o mesmo tipo de madeira que poderá ser usado em seu quarto e em sua cozinha, já que são cômodos com funções e ambientes diferentes.
Aqui o ponto principal é ouvir a opinião do especialista e conduzir para que seja entregue o melhor para o uso que você deseja.
Dobradiças e puxadores
Como você já conhece, se acompanha nosso blog, aqui na Móveis Lourdes usamos apenas ferragens de qualidade da Ferragens Blum. Assim, a escolha que você terá será mais fácil, já que terá que escolher entre as melhores ferragens disponíveis.
Porém as dobradiças e puxadores são muito importantes para seus móveis, já que eles servem para facilitar ainda mais o dia a dia.
Cores
Bem, não é porque o material foi escolhido que as cores são as indicadas pelo material escolhido. Há diversas maneiras de se alterar os tons para que ele encaixe em sua casa e, desse modo, valorizar ainda mais os cômodos.
Então, nas etapas finais da produção do móvel é comum que eles tenham as cores alteradas para as selecionadas pelo cliente.
Entrega e montagem
Sim, o móvel planejado chegará a você pronto. Porém, é necessário que ele seja montado no cômodo, já que alguns deles podem não ter como entrar em sua casa montados.
Assim, não se espante em receber diversos pedaços de madeira no dia combinado da entrega, já que a equipe responsável irá até a sua casa para montar e deixar tudo pronto para você.
E quais materiais podem ser usados?
Bem como supracitado, os materiais dos móveis planejados são selecionados em uma conversa entre cliente e projetistas.
Então, são alguns tipos de madeiras que podem ser utilizados para produzir os seus móveis.
Os mais comuns são os diferentes tipos de painéis de madeiras. Esses compensados são usados pelo seu preço ser mais baixo, além de ter uma grande qualidade de acabamento, trazendo mais beleza aos móveis e possibilitando o uso de tintas.
Além disso, com seus protetores em tipos de madeiras, é comum que os compensados possam ser usados em diferentes cômodos, como banheiros, cozinhas e quartos.
Se você quer saber mais de como os móveis planejados são produzidos, venha conhecer agora mesmo o setor de móveis planejados da Móveis Lourdes. Aqui nossos projetistas estão totalmente preparados para auxiliar você nas escolhas que melhor se encaixam em sua casa.
Veja mais: