De acordo com o Instituto Pet Brasil, desde o início da pandemia, em 2020, o mercado pet apresentou um crescimento de 13,5% se comparado com 2019. O faturamento desse mercado ultrapassou R$40 bilhões. Esses dados colocam o Brasil como o terceiro país em faturamento com produtos pets no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (que detém 50% do mercado) e da China.
Com tudo isso, os pets estão cada vez mais presentes na vida das famílias e ganhando seu espaço dentro de casa.
Por isso, dividir o espaço com eles requer organização e planejamento. Não é somente escolher uma caminha para ele dormir, é preciso cuidar do bem-estar do animalzinho também. É fundamental que eles tenham um espaço funcional que possam gastar energia, brincar, comer e relaxar e que ainda combine com a decoração do seu ambiente.
Por que e como fazer uma decoração pet?
Todos os lugares da casa são especiais e tem uma história. Alguns ambientes servem para fazer a refeição, outros para relaxar, outros para receber os amigos. Por isso, o seu pet também precisa de um local agradável, mas que combine com a decoração da sua casa.
Manter um cantinho pet é muito importante, pois eles não precisam disputar lugares com os humanos e ainda aprendem a ficar no seu ambiente.
Esse cantinho não se resume só a beleza do espaço. É preciso que todos os itens sejam funcionais e que eles aceitem e gostem do ambiente.
Entre os principais itens que devem ter nesse local, estão:
– Rede para gatos – elas podem ficar suspensas em uma altura um pouco maior do chão. Ela é uma espécie de cama e existem vários modelos no mercado.
– Mordedores para cachorros – é bem importante para que o seu cachorro não roa e morda seus móveis. Por isso, ele precisa de um estímulo certo no ambiente dele. Uma sugestão são os ossinhos e os brinquedos feitos para serem mordidos, pois muitas vezes, já servem para higiene dental do bichinho.
– Arranhador para gatos – poleiros, trilhas e arranhadores para gatos são ótima opção, pois eles podem ser pendurados na parede e servem como distração para eles. Esse é um acessório muito usado para locais que não tem muito espaço.
Móveis pet friendly
Você já ouviu falar nessa expressão? Quer dizer que são móveis com utilidades práticas e decorativas para a casa, mas que também servem para os animais de estimação da casa.
Normalmente são móveis que já tem espaço para cães e gatos descansarem e brincarem. Outros ainda são feitos para guardar os brinquedos e potes de comida dos bichinhos e, ainda, existem aqueles que são feitos para que eles possam usar em conjunto com os humanos.
A ideia dos móveis pet friendly surgiu para organizar o cantinho dos bichinhos de estimação da família e fazer com que eles convivam de forma harmoniosa com todos os moradores da casa e ainda, tenha um espaço para eles brincarem e relaxarem, pois eles também fazem parte da família.
Esses tipos de móveis podem ser encontrados prontos ou serem feitos de acordo com cada espaço e decoração.
Vamos ver alguns móveis que você pode usar na sua decoração e que seu animalzinho também irá se sentir em casa.
Mesas laterais
Se colocadas ao lado do sofá, seu pet pode ficar deitado embaixo e sempre por perto, além de ser utilizado para colocar objetos em cima.
Estante
As estantes são móveis versáteis e multiuso, por isso pode ser organizado um cantinho nela para que o pet possa ter espaço para descansar, de uma forma que não fique desarmonioso.
Criado mudo
Se você gosta que o seu bichinho durma no quarto com você, mas não na cama, você pode optar por um criado mudo-cama para ele. Escolha um modelo que tenha abertura na parte de baixo e você pode adaptar uma cama super confortável para ele e pertinho de você.
Aparadores
Os aparadores também podem ser adaptados para um móvel pet friendly. Basta você disponibilizar um espaço para que eles possam brincar ou relaxar na parte de baixo do móvel.
Para saber mais sobre modelos de aparador, clique AQUI.
Rack
Para deixar seu amigo junto na hora de assistir aquela série ou seu programa de tv preferido.
Sofá
Se você é daqueles que não se importa que seu pet suba no sofá e que esteja com você o tempo todo. Saiba que existem modelos específicos para acomodar seu animalzinho. Eles são fabricados com tecidos especialmente desenvolvidos para os pets, mais fáceis de limpar, que não retém odores e contam com proteção antibacteriana e são mais resistentes a arranhões e rasgos, por exemplo. Alguns tecidos são desenvolvidos com polipropileno ou com derivados do plástico, que tem o poder de absorver muito menos umidade e facilitar a limpeza sem proliferação de ácaros.
Veja alguns modelos de tecido:
– Couro natural e sintético – é resistente a odores e não absorve sujeiras, além de ser fácil de limpar e oferecer um conforto térmico adequado. Para os pelos que podem soltar, basta um aspirador de pó, para outras sujeiras, pano úmido com um pouco de sabão neutro resolve. Para saber mais sobre sofás de couro, clique AQUI.
– Sarja e lona de algodão – são confeccionadas com algodão ou mistos e são bem resistentes. Mesmo que eles sejam permeáveis, são bem fáceis de limpar.
– Suede – geralmente são os mais comuns usados em sofás. São fabricados a partir de poliéster e não costumam puxar fios, bom para quem tem gatos. Para limpar, basta usar um aspirador.
– Linho sintético – considerado um material bem resistente, é um tecido que traz muito conforto ao estofado.
– Gorgurão – é impermeável por alguns minutos, portanto, em caso de acidentes é preciso agir de forma rápida. Ele é fácil de lavar e muito resistente, em especial a unhas de gatos e cachorros.
– Acquablock – é um tecido feito de poliéster e algodão e impermeável. Ele consegue suportar a ação do sol e repelir água, mesmo mantendo um aspecto natural e nada plastificado. Esse tecido é ideal para estofados de área externa.
Onde encontrar móveis pet friendly
A Móveis Lourdes traz uma gama de opções que podem ser facilmente adaptáveis ao cantinho do seu pet, ou harmonizadas com seu ambiente. Converse com um dos atendentes da loja e descubra o que mais combina com sua casa e com o seu animalzinho de estimação.
Veja também:
Aparadores funcionais na decoração