Local que serve para conversar, trabalhar, fazer reuniões e refeições, a mesa de jantar é a peça-chave para a sua sala, independentemente do tamanho do seu espaço.
Por ser um ponto de encontro da família e convidados, escolher a mesa de jantar é uma grande responsabilidade, pois é preciso unir a necessidade, praticidade e estilo no móvel.
As mesas de jantar podem ter formas variadas, assim como tamanho e material que ela é feita, não esquecendo nunca que ela deve combinar com a decoração do ambiente.
Como escolher a mesa de jantar
Para fazer a melhor escolha para o seu ambiente, separamos algumas dicas, confira:
1 – Defina o seu espaço
Antes de qualquer coisa você precisa definir um espaço em que vai ficar sua mesa de jantar. Se ele for pequeno, prefira criar um espaço aconchegante do que tentar colocar uma mesa grande e deixar completamente sem espaço.
2 – Decida o tamanho da mesa
Dois fatores devem ser considerados na hora de escolher o tamanho da sua mesa de jantar:
– o espaço que você tem disponível;
– a quantidade de pessoas que usam a mesa ao mesmo tempo;
Não adianta você optar por uma mesa para quatro pessoas se a sua casa tem seis.
Para ajudar a não errar na hora de escolher o tamanho, siga essas dicas:
1º – recorte pedaços de jornal ou papelão no tamanho da mesa que você está pensando em comprar e coloque no chão para simular o espaço.
2º – procure sempre deixar um espaço de 70 a 90 cm livre entre a mesa e outro móvel, como aparadores e buffets, e da parede também.
3º – se o local escolhido para acomodar a mesa de jantar for perto de uma passagem, o ideal é deixar, no mínimo, 100 cm livres para que uma pessoa passe de forma confortável enquanto alguém estiver sentado.
4º – não esqueça de medir também o espaço que as cadeiras vão ocupar. Se o seu espaço for pequeno, opte por cadeiras sequinhas ou use um banco de um lado da mesa.
3 – Escolha o formato
Para fazer a escolha do formato, você deve considerar os mesmos fatores de quando estiver escolhendo o tamanho da sua mesa: espaço e quantidade de pessoas que irão usar a mesa ao mesmo tempo.
Entre os formatos mais utilizados estão:
– Retangular
Atualmente é o tipo de mesa mais comum e utilizado. O formato retangular também é o melhor quando é preciso acomodar mais de quatro pessoas. Esse formato também ficará perfeito em um ambiente com espaço retangular.
– Redonda
Uma mesa de jantar redonda ficará boa em um espaço quadrado e em ambientes pequenos. O maior benefício de uma mesa de jantar redonda é que ela cria um local aconchegante que aproxima as pessoas, mas ela é recomendada para um grupo pequeno, com no máximo seis pessoas.
Uma mesa redonda muito grande, irá ter o resultado ao contrário do esperado, irá afastar as pessoas, além de dificultar na hora de se servir. Uma boa opção quando a mesa redonda for grande é que ela seja giratória ou apenas o seu centro, isso irá facilitar.
– Quadrada
Geralmente as mesas redondas acomodam 8 pessoas, mas só vai ficar boa em espaços grandes. Se a ideia é usar a mesa de jantar para quatro pessoas, uma redonda seria a melhor opção.
– Oval
As características de uma mesa de jantar oval é bem parecida com as das mesas retangulares, porém ocupa menos espaço por causa dos cantos arredondados.
Nos modelos ovais é mais fácil acomodar mais pessoas quando necessário. É só puxar uma cadeira e ajeitar o convidado que chegou de última hora.
4 – Como escolher o design?
Atualmente os designs que estão em alta são aqueles que misturam materiais e texturas, formas assimétricas e com pés que remetem ao movimento.
Para escolher o design da mesa é preciso levar em consideração o design das cadeiras. Uma boa dica é colocar as cadeiras que você gostou ao lado da mesa que está querendo comprar e ver se existe uma harmonia entre elas.
Tudo vai depender do seu estilo e do estilo da casa em um todo.
5 – Escolha o material
A escolha do material que será sua mesa de jantar, também é uma tarefa bem importante na hora de tomar a decisão.
O material da mesa de jantar está muito ligado com o estilo dos móveis do restante da casa, mas atualmente a tendência é misturar materiais e texturas para dar um ar de modernidade ao ambiente.
Entre os materiais mais usados estão:
– Madeira – fica muito bom em ambientes mais rústicos;
– Vidro – combina com espaços com bastante iluminação natural;
– Mármore – traz elegância e sofisticação à sala de jantar;
6 – Priorize o conforto
Não adianta você escolher sua mesa de jantar somente pela aparência, design e modelo, você precisa pensar no confronto de quem irá usar e dos convidados que irá receber.
Para que todos fiquem confortável, preste atenção nesses detalhes:
– verifique a altura dos braços para que ninguém encoste os joelhos no tampo ou fique com o tampo no pescoço quando estiver sentado. A média é de 45 cm de assento para um tampo de 75 cm de altura.
– as mesas com pés centrais são mais confortáveis do que aquelas com quatro apoios, podem os pés pode incomodar quem estiver sentado perto deles.
7 – Logística
Quando escolher sua mesa de jantar é importante você se atentar para mais dois detalhes referente a logística de entrega do seu móvel:
– tamanho das portas e elevadores de onde você mora – é preciso verificar antes se a peça irá passar pelas portas e o que será feito se caso não passe.
– montagem – é bem importante esse detalhe, pois se a mesa não for montada da forma correta, ela irá incomodar para sempre. É um lado que fica em falso, ou uma parte que ficou meio mole. O ideal é que uma pessoa especializada faça essa montagem para você não ter problemas no futuro.
Onde encontrar a sua mesa de jantar perfeita?
Na Móveis Lourdes você encontra muitos modelos de diversas marcas com vários estilos diferentes. Lá, você terá uma pessoa especializada para lhe ajudar a decidir a melhor opção em tamanho, formato, design e que esteja dentro daquilo que você esteja procurando.
Clique AQUI e confira alguns modelos.
Veja também:
Salva, um caso de amor com o design brasileiro