Na hora de escolher os móveis planejados para a sua casa, existe um item bem importante que, na maioria das vezes, não prestamos atenção, são os componentes de ferragens para móveis.
As ferragens para móveis estão presentes em praticamente todos os tipos de mobiliários para cozinha, sala, banheiros e dormitórios. Elas são peças importantes que irão garantir a funcionalidade da estrutura das peças, além de ser um ponto bem determinante para a qualidade e durabilidade do móvel.
Enfim, esses componentes são itens que irão trazer funcionalidade e acabamento ao produto. Por isso, acertar na escolha irá fazer toda a diferença no dia a dia do uso do móvel.
Nesse artigo vamos falar sobre o que são os componentes de ferragens para móveis, seus benefícios, usabilidade e como escolher o melhor. Confira.
O que são componentes de ferragens para móveis
As ferragens são os componentes usados nos móveis de madeira para dar funcionalidade e acabamentos às peças. Com certeza existem muitos componentes em sua casa que são praticamente imperceptíveis, mas são elas que mantêm a funcionalidade no móvel.
Quando instalada em um móvel, é esse tipo de ferragem que tem a responsabilidade de tornar seu móvel mais prático, versátil e fácil de usar.
O uso de itens de alta tecnologia e qualidade, irá trazer mais durabilidade aos móveis.
Os componentes de ferragens para móveis são divididos em dois segmentos: ferragens técnicas e ferragens decorativas.
1 – Ferragens técnicas
São aquelas usadas para que o seu móvel tenha funcionalidade e são indispensáveis para o uso. Entre elas estão:
– articuladores – são conhecidos, também, por sistema de elevação. São usados para abertura de portas de armários aéreos. São extremamente funcionais e estão tomando espaço das dobradiças, pois atendem necessidades que as dobradiças não conseguem atender.
– corrediças – são usadas em gavetas e são responsáveis pela fluidez na abertura e fechamento delas. O principal benefício das corrediças é proporcionar para a peça um deslizamento suave.
Elas possuem diferentes sistemas de funcionamento:
– toque – é quando a gaveta se abre apenas com um toque de mão;
– convencional – são usados puxadores para abrir e fechar as gavetas;
– pressão – você precisa abrir somente um pouco e a ferragem conclui o restante do processo;
Esses modelos podem variar entre invisíveis, telescópicas, roldanas e com o sistema materiais com amortecedores ou sem.
– dobradiças – elas são usadas para facilitar o abrir e fechar das portas, por isso, estão presentes em todos os tipos de armários.
Existem vários tipos de dobradiças, as mais usadas são:
– retas – são indicadas para portas sobrepostas e, geralmente, o tipo mais usado;
– curvas – usada principalmente para as portas parcialmente sobrepostas;
– super curvas – indicados para as portas embutidas;
– com amortecedores – desenvolvida tecnologicamente para que o fechamento das portas seja feito de modo suave evitando bater na hora de fechar;
Além de modelo, elas podem variar de tamanho:
– De 1” a 3” são as dobradiças comuns e são usadas na fabricação de móveis pequenos;
– De 3” a 5” usadas em móveis de porte médio;
– Acima de 5” – usadas em móveis grandes;
– fechaduras e fechos – quando usadas, eliminam a necessidade de utilizar puxadores, pois o travamento e destravamento das porta é feito com apenas um toque.
– suportes – usados para fixação de prateleiras;
– sistemas de porta de correr e trilhos – esses dois componentes combinados irão resultar na otimização dos espaços. O sistema de portas de correr irá otimizar os espaços, eliminando a necessidade de abrir a porta, por exemplo.
Para aplicação das portas de correr e trilhos é preciso considerar o peso da porta e o modelo mais adequado para o tipo de móvel que você está planejando.
– parafusos – são o tipo de componentes de fixação e são responsáveis por unir as peças. Existem modelos de parafusos para drywall e paredes e são divididos em grupos: sextavados, francês, allen, rosca máquina e auto atarraxantes.
2 – Ferragens decorativas
São os componentes que trazem estilo para seu móvel. Eles estão relacionados ao aspecto externo e são importantes para definir o design e a sofisticação, sempre agregando funcionalidade ao móvel. Entre eles podemos destacar:
– puxadores;
– aramados;
– rodízios;
– organizadores;
– pés;
– iluminação;
O que considera na hora de escolher os componentes
Já vimos a importância de fazer uma boa escolha na hora de escolher os componentes de ferragens para os seus móveis, não é mesmo?
Existem muitas opções no mercado, de diferentes tipos, modelos, tecnologias e valores. Para lhe ajudar nessa missão, separamos alguns itens que você precisa levar em consideração na hora de fazer sua escolha.
1 – Material
Com toda a certeza esse é o fator mais importante para considerar na hora de escolher os componentes de ferragens para móveis. O material dos componentes irá influenciar não só no design do móvel, mas também na resistência, durabilidade e funcionalidade.
Outro detalhe bem importante a ser considerado é que o material das ferragens deve ser compatível com o material em que foi feito os móveis. O ideal é que eles tenham uma sinergia para que funcione bem e dure mais.
Atenção para móveis que terão contato com água e umidade, que é o caso de armários de cozinha e banheiro. As ferragens usadas nesses móveis, precisam ser resistentes à água.
2 – Fabricante
Para esse tipo de material, ter um fabricante de confiança é a melhor coisa, pois irá garantir que os componentes irão agregar ao móvel e não comprometer o seu funcionamento.
Atualmente existem boutiques de componentes de ferragens para móveis. São fabricantes comprometidos com a performance e aparência das peças. Trabalham para dar funcionalidade ao seu móvel e, ainda, trazer estilo e beleza para cada peça.
3 – Funcionalidade
A funcionalidade é o principal objetivo dos componentes de ferragens, portanto, eles precisam cumprir esse papel com excelência.
A intenção é que a experiência de quem estiver usando o móvel seja a melhor possível. Independente se for um armário, uma gaveta, uma porta, eles precisam funcionar da maneira que eles foram propostos.
Para que isso aconteça, é preciso prestar atenção nos principais elementos que são peso, tamanho, entre outras.
Entre as principais funcionalidades dos componentes estão:
– Peças funcionais para serem embutidas – alguns componentes podem ser embutidos nos móveis, como lixeiras, porta latas, separador de talheres.
– Peças com amortecimento – esse tipo de sistema é perfeito para portas e gavetas, pois evita o desgaste da peça e aumenta a durabilidade do móvel.
4 – Design
Quando for escolher os componentes de ferragens para o seu móvel, você precisa prestar atenção se irá combinar com o modelo dos móveis. Pense na estética do móvel como um todo e o local que ele será instalado.
Você precisa saber se prefere dobradiças aparecendo ou escondidas. Se os puxadores das gavetas são necessários ou prefere a abertura com um toque. Tudo isso fará a diferença no design final do seu móvel.
5 – Escolha marcas de confiança
Como falamos anteriormente, comprar componentes de ferragens em fabricantes de confiança é a melhor opção.
Os móveis planejados da Móveis Lourdes utilizam as mais modernas ferragens para móveis, com tecnologia que garantem a funcionalidade, beleza e durabilidade do seu móvel planejado.
Para garantir que seu móvel tenha os melhores componentes de ferragens do mercado, fale com os vendedores da Móveis Lourdes e conheça o que tem de mais moderno e encantador dentro do mercado de ferragens para móveis.
Veja também:
Como montar a sala de estar