A sala de estar, assim como a de jantar, são os ambientes que mais chamam a atenção em uma casa, pois são eles que geralmente são usados para receber os amigos. Sem contar que é na sala de estar que reunimos a família para relaxar e conversar depois de um dia de trabalho.
Para se ter um ambiente aconchegante, agradável e além de tudo bonito, é preciso muita atenção na hora de escolher os móveis.
Comprar os móveis da sala de estar vai muito além de ir em uma loja e separar os mais bonitos. Eles precisam ser escolhidos com atenção, pois envolve vários fatores como qualidade do móvel, conforto, funcionalidade, design elegante e que combine com estilo dos moradores da casa.
Nesse artigo vamos descobrir como montar a sala de estar e como escolher os móveis para ela. Para isso, separamos algumas dicas, confira.
1º – A escolha dos móveis
A escolha dos móveis deve ser feita de acordo com o tamanho do seu ambiente. Não adianta optar por peças grandes se o seu espaço é pequeno, pois irá poluir o local e não dar o realça que ele merece.
Uma dica importante é priorizar alguns móveis. Entre os que não pode faltar para deixar sua sala completa e confortável, estão:
– sofá;
– almofadas;
– poltrona;
– rack ou painel de tv;
– mesa de centro;
– tapete;
– cortinas;
– itens de decoração;
Na hora de escolher, preste atenção na qualidade dos móveis selecionados. Eles precisam ser duráveis, feitos de matéria prima de qualidade, fortes e resistentes, para que não precisem ser trocados com frequência.
2º – Disposição dos móveis
Após escolher os móveis que serão usados na sua sala de estar, é a hora de analisar a forma que eles estarão posicionados no ambiente.
A primeira coisa a fazer é verificar se há ou não uma boa circulação entre a entrada e saída do ambiente. O posicionamento errado pode atrapalhar a funcionalidade e conforto do espaço.
O sofá é o primeiro móvel a ser encaixado. Se a peça for compartilhada com a sala de jantar, uma boa sugestão é usá-la como divisor de ambiente. É bem importante que ele fique posicionado na frente da televisão, isso irá facilitar o conforto. Outro detalhe importante é que exista, no mínimo, 70 cm de espaço para circular em volta do sofá. Por isso, errar na escolha do sofá pode comprometer todo o seu ambiente, podendo deixá-lo cansativo, com aspecto menor e com dificuldades para fazer a limpeza do local.
Se sua sala de estar é grande e linear, a melhor opção são os sofás em formato “L”. Ele é ideal para espaços amplos e não atrapalha a circulação de moradores e convidados.
3º – Escolha o seu estilo
Essa é a parte que você vai dar a sua cara ao ambiente. Pode parecer difícil, mas é só pensar nos membros da família e responder às seguintes perguntas:
– O que iremos fazer na sala de estar?
– Nossa família costuma receber muitas pessoas?
– Temos o hábito de assistir TV na sala?
A partir dessas respostas você poderá entender que tipo de móveis e estilo usar na sua sala de estar.
4º – A escolha do tapete
Primeira coisa que você precisa saber é que você irá precisar de um tapete grande o suficiente para caber em todos os seus móveis. Não esqueça de manter uma boa distância entre as bordas do tapete e as paredes da sala.
Se o tapete for muito pequeno para o ambiente, vai dar uma impressão de desarticulação e falta de harmonia.
Você não precisa usar somente um tapete na sala, pode colocar vários, de formas e texturas diferentes para criar um design mais elaborado.
Se você tem um espaço pequeno, opte por tapetes com padrões geométricos e oversized, pois as quebras visuais entre o tapete e o piso irão dar uma ideia de uma sala menor do que ela já é.
5º – Pense na iluminação
Para uma sala de estar bem montada é preciso três tipos de iluminação:
– direta;
– indireta;
– difusa;
Você pode fazer isso usando uma mistura de lustres suspensos, luminárias de mesa e de chão ao lado do sofá e, ainda, luminárias de parede, também conhecidas como arandelas.
Para pensar na iluminação você precisa ter uma ideia geral do que realmente quer. Tudo vai depender do seu estilo. Para os mais clássicos, geralmente a iluminação é padronizada com lâmpadas iguais. Já os mais ousados, podem brincar com várias peças diferentes.
6º – Decida sua paleta de cores
É muito importante escolher a cor certa para não errar. Essa escolha pode ser crucial na hora de montar sua sala de estar. A dica aqui é você escolher uma paleta de cores que complemente os móveis da sala, a casa em geral e o estilo dos moradores.
A paleta de cores está totalmente ligada à iluminação escolhida, pois ela tende a realçar os detalhes.
Lembre-se que você pode misturar tendências de decoração, cores e luzes diferentes, mas tenha certeza de que elas possuem alguma coisa em comum, para que não fique muito confusa a ideia.
7º – Considere a rotina da casa
Para decorar e montar sua sala de estar, é preciso pensar na rotina dos moradores, para não deixar o ambiente muito sobrecarregado. Observe os hábitos, idade dos moradores e o que gostam de fazer.
Se na casa tiver criança, opte por um sofá mais escuro, por exemplo. E se tiver pet, fuja dos estofados de camurça e veludo e prefira aqueles mais fáceis de limpar, como os sofás de couro.
Se você considerar esses detalhes, vai evitar alguns transtornos no futuro, como desgaste da peça.
8º – Cuide com os excessos
Por fim, cuide sempre para não exagerar nas coisas, seja nos móveis, nas cores ou na iluminação. Opte por poucas peças, mas bem elaboradas. Na decoração vale sempre o ditado “o mínimo é mais”.
Preocupe-se com a qualidade dos materiais e não com a quantidade, para não sobrecarregar o ambiente e nem comprometer a circulação das pessoas no local.
Conclusão
Gostou das dicas? Será que você ficou cheio de ideias para montar sua sala de estar? Agora é só ir até a Móveis Lourdes e colocar em prática todos esses itens que foram expostos anteriormente.
Na Móveis Lourdes você encontra tudo que precisa para montar sua sala de estar com bom gosto e qualidade. Consulte nossos vendedores e pesquise também pelos móveis planejados, certamente teremos um enorme prazer em te ajudar.
Clique AQUI e conheça algumas peças que podem compor sua sala.
Veja também:
Como escolher os móveis externos da sua casa