A mesa de centro não é apenas um item de decoração na sua sala, ela traz um charme e incrementa o espaço.
Para ser ideal ela precisa trazer funcionalidade e organização.
Neste artigo vamos conhecer como deve ser uma mesa de centro ideal e descobrir alguns estilos para que possa lhe ajudar a incluir esse móvel na sua decoração.
Por que ter uma mesa de centro na sua casa?
A mesa de centro pode ser utilizada para diversas funções, que vão de suporte para copos e controles remotos, até para expor materiais de decoração.
Por ser uma peça versátil, ela une decoração com funcionalidade.
Geralmente as mesas de centro chamam muito a atenção de quem entra no ambiente, portanto uma boa dica é harmonizá-las com o resto da decoração.
Como escolher a mesa de centro ideal?
Existem vários modelos de mesa de centro, desde rústicas até as mais modernas e ousadas. Cada uma traz em seu estilo um efeito visual diferente ao ambiente.
Para ajudar na sua escolha, separamos algumas dicas, confira:
1 – Precisa combinar com o ambiente – essa harmonia precisa ser agradável aos olhos, sintonizando cores, texturas e todos os detalhes que compõem o ambiente. Se você tem uma sala com um estilo tradicional, você precisa optar por uma peça clássica para deixar o ambiente ainda mais elegante, por exemplo.
2 – Atenção para o tipo de material – cada material traz um estilo decorativo diferente. No caso, uma mesa de vidro irá trazer a impressão de que o espaço é maior do que ele realmente é, além de dar um toque moderno ao ambiente. Uma mesa de madeira irá passar um aspecto mais natural e confortável à sala.
3 – Formato da mesa – existem vários modelos e formatos de mesa de centro e, cada um deles, irá trazer um tipo de harmonia e estilo para casa. Entre os formatos disponíveis no mercado, podemos encontrar:
– Retangular – se você possui um sofá com um formato padrão, as mesas retangulares são as melhores opções. Elas também podem ser usadas quando o espaço não for muito grande, pois dá ideia de amplitude.
– Quadrado – essa é uma ótima opção para salas grandes, com um bom espaço na área central do ambiente.
– Oval – é bem usada para casas com crianças, pois evita as vértices pontiagudas. Também é uma ótima opção para a sala que possui muito fluxo de passagem.
– Redonda – uma boa opção para espaços pequenos, onde é preciso pensar bem nos móveis que serão usados. Ela também combina com sofás com chaise ou de conto.
– Orgânicas – são aquelas que representam coisas naturais, vivas com contorno irregular e caprichoso, não possuem uma forma pré- determinada e limitada como as formas geométricas. São habituais na natureza: nuvens, árvores, montanhas etc. Estão super em alta na decoração.
4 – Design da peça – qualquer móvel que for um modelo de design irá ganhar um espaço bem importante no ambiente, se tornado o protagonista do lugar. Geralmente esses móveis têm uma forma mais extravagante ou em um formato não muito comum para mesas de centro.
5 – Tamanho – já vimos a importância do formato do espaço com o formato da mesa de centro, não é mesmo? Agora peço atenção para as medidas da peça. Muito cuidado para que ela tenha um tamanho adequado de acordo com as medidas do ambiente. De acordo com os arquitetos, é preciso que tenha um espaço de 60 cm entre a mesa de centro e os outros móveis e que ela não seja nem muito alta e nem muito baixa em relação ao assento do sofá.
Lembre-se que se sua casa tem crianças pequenas ou pets muito sapecas, é preciso evitar uma mesa de centro de vidro ou com pontas, pois pode causar um acidente e machucá-los.
Acabamento de mesa de centro
Você não pode pensar somente no formato, tamanho e design de sua mesa, você precisa pensar em qual acabamento escolher. Existem vários tipos de materiais, como vidro, pedra, metal, madeira, entre outros. Você pode usar o mesmo material dos outros móveis, ou um bem diferente para deixar a decoração do seu ambiente mais interessante. Vamos conhecer cada um deles, confira:
– Madeira – ela tem a função de aquecer a decoração, deixando o ambiente mais aconchegante. A mesa de centro de madeira combina com qualquer decoração.
– Vidro – também é um tipo de acabamento que combina com qualquer tipo ambiente e decoração. O ideal é combinar objetos coloridos em cima da mesa de vidro.
– Acrílico – é um material moderno para mesas de centro e combina com decorações clássicas.
– Espelho – assim com as mesas de vidro, é bem interessante usar decoração colorida sobre a mesa com esse acabamento.
– Laca – é um clássico para as mesas de centro. Existem alguns tipos, entre elas a branca, que é bem básica e com brilho, que são mais atuais. Existem também os modelos coloridos que são usados em decorações mais despojadas.
Como decorar a sua mesa de centro
Como vimos anteriormente, a mesa de centro é uma peça de decoração e também pode abrir outras peças de decoração. Cada família tem hábitos, histórias e estilos e a mesa de centro pode ajudar a transmitir esse perfil.
Entre os objetos usados para decorar a mesa de centro, podemos destacar:
– Livros – escolha seus livros preferidos para deixar sobre a mesa de centro. Assim seus convidados poderão conhecer um pouco mais sobre você e, ainda, dar um charme ao ambiente.
– Objetos de família – o legal é escolher peças que remetem a memórias afetivas da família, não deixando esse espaço somente para objetos aleatórios e sem significado. Dessa forma, você irá criar mais personalidade para seu ambiente e, principalmente, para a sua mesa de centro.
– Porta-retratos – também representa a família e é uma ótima forma de transmitir simpatia e relembrar pessoas queridas e momentos em família.
– Arranjo de Flores – eles trazem vida e perfume para qualquer ambiente. Flores nas mesas de centro ficam lindas e delicadas. Escolha aquela de sua preferência, mas as orquídeas caem super bem com a proposta.
– Velas – opte pelas aromáticas, pois elas deixam o ambiente aconchegante e e perfumado.
– Esculturas – também ficam bem bonitas em cima da mesa de centro. Não esqueça que elas não podem ser muito altas, pois podem atrapalhar a visibilidade da televisão e a socialização das pessoas que compartilham o ambiente.
– Objetos de decoração – esse item é bem pessoal e você pode escolher objetos com alguma ligação com a família. As famílias que gostam de música, podem optar por instrumentos musicais, por exemplo.
– Colares de mesa: O colar de mesa se trata de uma peça decorativa específica para decoração de mesas. Na maioria das vezes, o colar de mesa é confeccionado de forma artesanal e com materiais naturais como sementes, pedras, cordas e madeira. Tornando-se assim uma peça única.
– Peças em Murano: são objetos produzidos a partir da combinação de alguns elementos que formam um cristal com características únicas, pois elas passam por um meticuloso processo artesanal – que leva até o sopro em seu modo de produção.
– Livros caixa: A caixa em forma de livro serve como objeto de decoração. Ao mesmo tempo, organiza e armazena objetos que não se quer deixar a vista, como fotos, baralho, controle remoto, etc.
Conclusão
Enfim, a mesa de centro faz toda a diferença na hora de decorar a sala de estar de uma residência. Por isso, vale a pena dedicar um pouco de tempo para escolher o móvel certo para o seu ambiente.
A Móveis Loures traz vários modelos de mesa de centro, que vão do tradicional e elegante ao mais despojado e arrojado, para se encaixar perfeitamente ao seu ambiente.
Veja também:
Saiba tudo sobre móveis planejados